sábado, 1 de março de 2008

Benfeita, um local a visitar

Freguesia do Concelho de Arganil, Distrito de Coimbra.

"Os mais antigos documentos que se referem à Benfeita remontam ao ano de 1195 quando ainda pertencia à vila de Coja. Em 1300 foi concedido à Benfeita a carta de foral."

Vista parcial, desde a Fonte das Moscas




Com cerca de 11 metros, situa-se junto à Capela de Santa Rita a Torre da Paz, em tempos conhecida como a Torre Salazar. Foi erguida em 1945, ano terminus da II Grande Guerra Mundial. E foi com essa intenção que o povo benfeitense teve o interesse de construir esta torre. Por um lado, serviu para homenagear o então chefe de Estado António Salazar e a sua política internacional que livrou Portugal da Guerra. Por outro lado a Torre pretende perpetuar a paz e por isso ainda hoje a 7 de Maio de todos os anos (data da rendição da Alemanha em 1945) o sino da torre soa em toda a aldeia batendo 1620 badaladas cerca de duas horas, em comemoração da paz.



















Inserida na Área Protegida da Serra do Açor, a Mata da Margaraça constitui um local onde se pode admirar a beleza da natureza.




Com cerca de 70m de altura, trata-se de um dos locais mais bonitos do Concelho de Arganil: a Fraga da Pena.


Site oficial da Benfeita: http://benfeita.planetaclix.pt


Não poderia deixar de terminar esta pequena viagem pela aldeia da Benfeita, sem agradecer ao João, amigo de infância, que me guiou na redescoberta da nova aldeia:)


3 comentários:

Canhoso disse...

Lindo !!! quando é que combinamos qq coisa para eu levar a minha maquina fotográfica a conhecer esse local ???

Diogo disse...

É mesmo um local a visitar. Havemos de lá ir de bicicleta... :p
Junta-se o útil ao agradável ;)
hehe

Tiaguss disse...

Entao vamos la continuar a treinar menino Diogo. :)