sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lisboa

Lisboa não é apenas a capital de um país… a sua importância advém de tempos longínquos em que se descobriu a verdadeira essência deste espaço mágico, apreciado e reconhecido por tantos e tantos homens e mulheres… Não subestimando outras cidades de igual importância, Lisboa tem mais encanto sobretudo quando se vive dentro ou perto dela algum tempo… Não admira estes recantos lisboetas sejam inspiradores de grandes poetas, escritores, cantores portugueses. Conhecer esta cidade está para além de visitar os monumentos considerados ex-líbris da cidade. A verdadeira cidade está nos pequenos espaços, nos pequenos miradouros, nas pequenas ruas, avenidas, jardins. Lisboa é mais literária ainda quando nos deixamos influenciar pela magia que esta dispõe e percebemos isso nos momentos que nos proporciona com os demais amigos com os quais nos cruzamos e que no-la apresentam.

Um bem-haja a todas as amigas que conheci em Lisboa e perto dela, que me mostraram uma Lisboa diferente, afinal não tão distante, nem inacessível, nem tão pouco incompreensível...

Ao fundo, o Tejo


Pequeno altar junto à Rua da Achada :)


A caminho da Sé


Candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade-UNESCO


Vista do Elevador de Santa Justa


Praça do Comércio


Ponte 25 de Abril

Ao fundo, a margem sul :)


No Largo do Rato


Junto à Assembleia da República

A descer as Amoreiras


Jardim da Estrela


Basílica da Estrela

E agora.... um dos grandes poetas portugueses que se serviu durante anos da inspiração desta nossa capital. Aqui ficam algumas fotografias da casa que habitou, transformada agora em Casa de Fernando Pessoa.

Lugar cativo no Martinho da Arcada